Em directo da Praça do Município,no Funchal, a RTP transmitiu um programa especial, com muita música, muita animação, muitos convidados e muitas, muitas flores!...
A RTP 1 e a RTP Madeira uniram-se para proporcionar uma emissão especial para assinalar o início da Primavera.
João Baião e Tânia Ribas de Oliveira conduzeiram a “Festa da Primavera” em directo da Praça do Município do Funchal, na ilha da Madeira.
Foi uma tarde com muita música, muita animação, muitos convidados e muitas, muitas flores…não estivéssemos na ilha da Madeira!
Durante a emissão conheceu-se o Jardim Botânico, o Parque de Santa Catarina e o Jardim Municipal no Funchal, os verdadeiros ex-líbris da flora da região.
O ambiente e a sua preservação foi um dos temas em destaque na “Festa da Primavera”, em que contamos com a presença de Helder Spínola,Presidente da Quercus, de Rocha da Silva,Director Regional de Florestas e Paulo Oliveira,Director do Parque Natural da Madeira.
O turismo da Madeira foi também um dos temas da “Festa da Primavera”.
A animação musical da “Festa da Primavera” esteve a cargo de: José Malhoa, Grupo Folclórico da Casa do Povo da Camacha, Encontros da Eira (que celebram no dia 21 de Março 12 anos de carreira) e Luis Filipe Aguiar.
A exuberante paisagem da ilha da Madeira é um dos principais atractivos turísticos pois ninguém fica indiferente à beleza da sua vegetação.
A Laurisilva é a floresta indígena da Madeira e representa uma raridade de elevada importância científica, cujo valor ainda não foi totalmente quantificado. Por esta razão, mereceu a distinção pela UNESCO de Património Natural Mundial , em 2 de Dezembro de 1999.
A Floresta Laurisilva remonta ao Período Terciário da Terra e estendeu-se por vastas regiões da Europa. Contudo, as últimas glaciações provocaram o seu desaparecimento do continente Europeu.
Actualmente, a sua distribuição está reduzida à área geográfica da Macaronésia, ou seja Madeira, Açores, Canárias e Cabo Verde. É na Madeira que se encontra o maior e o mais bem conservado núcleo de floresta Laurisilva, cobrindo cerca de 22% da área total da ilha.
Ocupa uma faixa que vai desde os 300 aos 1300 metros de altitude na vertente Norte, e desempenha um papel fundamental na protecção do solo e na infiltração da água da chuva, muito importante para os recursos hídricos da ilha.
O expoente máximo da biodiversidade encontra-se na floresta Laurisilva. Esta caracteriza-se por ser constituída, em grande parte, por espécies arbóreas e arbustivas perenifólias, de coloração verde escuro, e por um conjunto multiforme de árvores, arbustos, fetos, musgos, hepáticas, líquenes, cogumelos e outros fungos, que se desenvolvem num meio onde a água é abundante e onde as condições climatéricas sub-tropicais proporcionam temperaturas médias anuais suaves e uma humidade relativa elevada.
![]() |
![]() |
. ...
. Dos Deolinda "Que parva q...
. contra a execução de Saki...
. ...
. ...
. A Cidade vai sentir estas...
. ...
. ...
. Os meus links
. zalinha
. lique
. papoila
. José S.
. jumento
. O castor
. bufagato
. Blackcrowes.blogs.sapo.pt