Sábado, 13 de Outubro de 2007
Sutiã, sutien, Soutien Gorge

O sutiã completa em 2007 cem anos desde a sua criação. Ele já passou por todos os tipos de avanços tecnológicos, desenhos, significados e momentos dentro do mundo da moda.
 O mais caro, fabricado pela Victoria's Secret, contém 2 mil diamantes.
|
Existem muitas formas de chamá-lo: corpete, sutiã, sustentador, brassiere. E também, nos 100 anos que tem de existência, há mil formas, cores, texturas, desenhos e funções, sempre aliadas à beleza e à moda feminina. O corpete nasceu em 1907 e foi o estilista Pierre Poiret, amigo de Coco Chanel, quem traçou os primeiros desenhos e confecções. A história atribui a esse francês a responsabilidade por ter liberado as mulheres dos espartilhos apertados, mesmo que quem tenha patenteado a invenção seja a americana Mary Phelps Jacob e tenha tido o reconhecimento por isso nos primeiros anos.
O corpete de Pioret se chamava Soutien Gorge e era uma delicada peça de algodão, algo assim como lenços com cordões que amarravam na frente. O primeiro célebre bustier foi o Kestos, criados por Rosalind Klin, nos Estados Unidos. Foi um furor que levou as mulheres a comprá-lo em debandada e a partir de1930 aindústria têxtil começou a desenhar outros modelos com diferentes materiais. A moda pedia mulheres com seios maiores e era preciso resolver isso de qualquer maneira, já que essa época foi muito antes das cirurgias e dos silicones.
Em 1953, a companhia Warner lançou no mercado corpetes meia-taça, os bojos fizeram sua aparição na cena. No mesmo tempo foi lançado o primeiro absorvente feminino. Enquanto a publicidade mostrava mulheres com seus vestidos justos para sugerir que a menstruação já não era motivo para se vestirem com roupas largas, os corpetes com bojo aumentavam as curvas. O pós-guerra convidava as mulheres a serem sensuais outra vez.
Nos anos 50, foi o boom dos meia-taças com armação, altos, com costuras, que geravam um busto pontiagudo e proeminente, como corpetes que Madonna e Jean Paul Gaultier impuseram no cenário mundial nos anos 80. Aaparição do half-bra (meia-taça) foi fundamental para os decotes e continua sendo até hoje. Trata-se de um sutiã que permite levantar desde a parte de baixo do seio até acima. Mas, o movimento hippie e o feminismo dos anos 70, que buscavam a paz no mundo, lançaram uma guerra contra o corpete.
Nada sabia sobre a história do soutien...Muito interessante e um tema sempre actual: as mulheres e a moda.
Obrigada pela visita e pelas amáveis palavras deixadas.
Fiquei impressionado com a panóplia de modelos de sutiãs mas aquele que deixa qualquer um de boca à banda, mesmo sem nada lá dentro, é o que tem 2000 diamantes. Só uma mulher muito corajosa para andar na rua com uma "jóia" tão valiosa, embora no caso de roubo ela possa sempre dar a desculpa de que confiou nas boas intenções do larápio (eheheh).
(esta piada foi baseada na anedota da fulana que foi roubada no cinema e que tinha o dinheiro no sutiã. A resposta que ela deu quando o polícia lhe perguntou se não tinha dado por lhe meterem a mão nas "mamocas" foi de que pensava que o "tipo" estava com boas intenções.)
Já me esquecia:
Beijinho e boa semana.
Ainda volto outra vez porque o meu link estava marado.
Assim é que é
De
Andesman a 14 de Outubro de 2007 às 23:06
Pois o sutiã, soutien, corpete, ou lá como lhe chamem, terá sempre uma história notável com excepção dos anos 70 que foram os seus anos de "inquisição", do atira para o lume. Já a década de 60 foi muito mais agradável especialmente para os Beatles que eram presenteados com chuvas deles. Jinhos pa ti
A história do soutien ou sutiã?
Uma história com 100 anos, já? :)
Beijinhos e boa semana
De Anónimo a 25 de Outubro de 2008 às 22:09
Hoje tenho 53 anos de idade. Quando eu tinha 6 a vi meu pai - que era vendedor de sutiãs da marca mais famosa daquela época De ...com o primeiro mostruário de sutiãs de renda no Brasil. Eram lindos. Grandes, um de cada cor e muito modernos pra época. Eles existem até hoje...e vendo seu blog, também me lembrei do meu querido pai que já é falecido e daquela linda caixa de sutiãs rendados e coloridos...Obrigada por me lembrar sobre isso, boa sorte e um abraço.
Comentar post