Quarta-feira, 18 de Abril de 2007
...
Do Jornal de noticias de h0je
Ler, escrever e contar
A crise da "Independente" é a ponta do "iceberg" da situação a que chegou entre nós o ensino superior, em grande parte alegremente entregue, nas últimas décadas, ao mercantilismo privado. Uma obra de que tive conhecimento pela Net, apoiada pelo Governo e editada pela Universidade do Minho, dá conta do que a sociedade portuguesa e os empregadores esperam hoje da Universidade. No final da formação, os diplomados devem, pelos vistos, ter 41 "competências transversais", entre elas a "comunicação oral", definida como "capacidade para comunicar ideias através da fala, de forma a que os outros compreendam"; a "comunicação escrita", ou seja, "escrever de forma eficaz"; a "numeracia", ou "capacidade para adicionar, subtrair, multiplicar ou dividir"; a "autonomia", ou "capacidade para resolver problemas (
) sem perguntar a outras pessoas"; e o "autocontrolo", ou "capacidade para controlar os afectos". Planos de estudos de vários cursos superiores enunciam "competências" do mesmo género "persistência", "motivação", "auto-afirmação", "reflexão", "aceitar as ideias dos outros", etc.. O saber e a investigação emigraram de boa parte da Universidade. Aí, para ser doutor ou engenheiro basta saber ler, escrever e contar. Isso e "motivação" e "auto-afirmação".
|
Dizem...
... que o Segredo da Felicidade está em viver plenamente as pequenas coisas com que os dias nos brindam, cultivar as amizades autênticas, contemplar a natureza, cumprir com o dever, ter um comportamento integro, Amar desinteressadamente, Amar genuinamente, Amar, Amar, Amar
Sermos genuínos, sinceros e honestos, são sem duvida valores de vida que todos devíamos seguir. Infelizmente os mais simples e bonitos são tantas vezes relegados para 2º plano, como se tivéssemos vergonha deles.
Mas fazemos sempre bem em os utilizarmos e relembrarmos como tu fizeste. Blackcrowes
De
KI a 19 de Abril de 2007 às 21:04
Amar...
Amar como diz a KI.
Já não á neste PORTUGAL quem consiga endireitar este SISTEMA.
Fiquei demais esclarecido numa CONFERENCIA de IMPRENSA com as BOMBÁSTICAS afirmações , não sei , papel sem data , só temos uns dias no poleiro, enfim , umas contradições, que mais devia era estar CALADOS.
Aliás pela AMOSTRA dos actuais DIRIGUENTES da UnI se vê o que vai no ARMAZEM.
De
Andesman a 20 de Abril de 2007 às 14:16
Minha amiga talvez o caso da Universidade Independente ( muitas das nossas universidades usam nomes pomposos como: Independente, Livre, Autónoma, etc. Será que quer dizer que cada uma faz o que quer?) de cuja divulgação duvido se não terá um claro objectivo político, terá pelo menos a vantagem de a partir de agora o governo através do ME de fiscalizar e obrigar as universidades a rigor e qualidade nos cursos que ministram. Mas eu já esperava que o caso da Moderna a isso tivesse obrigado. Jinhos e bom fim de semana
De
ciloca a 21 de Abril de 2007 às 12:21
Exatamente, nunca tinha pensado na optica dos nomes, tão livres, tão autónomas e tão independestes e por vezes modernas , com tanta liberdade, é o que se vê.
De khyos zhyboro a 21 de Abril de 2007 às 14:43
Não sei até que ponto é que amar nos traz felicidade.
Por vezes é maior o sofrimento que a alegria de amar. Mas que muitas vezes sentimentos como esses nos mantêm vivos, é uma verdade para mim.
O que seria do Homem se não fosse um ser afectivo?
Comentar post