Sábado, 7 de Outubro de 2006
...
Publicação: 07-10-2006 11:51    |   Última actualização: 07-10-2006 13:08

Lusa

 O  1º Ministro anunciou ontem que o Ministério da Ciência vai escapar à contenção financeira

 

Esta é uma medida que ,a ser bem aproveitada, trará beneficios a Portugal, junta-te aos melhores e serás como eles.

 

 

 
 
 
O acordo do Governo português com o Massachusetts Institute of Technology (MIT), a assinar quarta-feira, envolve um financiamento público global de 32 milhões de euros às instituições nacionais abrangidas pelo Programa MIT Portugal. Com o acordo, o Executivo pretende modernizar o país, internacionalizar o ensino superior português e estimular o crescimento económico.
Segundo o texto do acordo, a que a agência Lusa teve acesso, no primeiro dos cinco anos do programa o financiamento público às instituições nacionais ronda os 4,5 milhões de euros, subindo para mais de 6,1 no segundo ano, 6,9 no terceiro, 7,1 no quarto e 7,2 milhões de euros no quinto ano de execução.

O Programa MIT Portugal envolve quatro áreas temáticas: Engenharia de Concepção e Sistemas Avançados, Sistemas de Energia, Sistemas de Transportes e Sistemas de Bioengenharia.

Contratos e bolsas

O acordo prevê também 14 contratos anuais de professores e investigadores para as instituições portuguesas e 18 bolsas anuais de pós-doutoramento.

Segundo o texto do acordo, o programa em Portugal vai vigorar durante cinco anos e envolverá anualmente cerca de 35 novos alunos de doutoramento e cerca de 80 estudantes em programas de "Professional Master".

O acordo, que envolve sete universidades nacionais, seis laboratórios associados e um laboratório de Estado, prevê igualmente que os estudantes, investigadores e docentes em instituições portuguesas colaborem com equipas de investigação no Massachusetts Institute of Technology (MIT), dos Estados Unidos.

O programa envolverá anualmente cerca de 38 professores do MIT, que coordenarão equipas com alunos e investigadores no instituto norte-americano e em Portugal.

Englobará ainda 15 bolsas anuais de pós-doutoramento no MIT e cerca de "46 alunos de graduação todos os anos, os quais trabalharão em colaboração com investigadores em instituições portuguesas".

O MIT pode ainda receber "cerca de 30 alunos portugueses por ano (Visiting Portuguese Students) e cerca de 13 professores portugueses por ano (Visiting Portuguese Faculty)", refere o acordo.

Com Lusa

publicado por ciloca às 15:31
link do post | comentar | favorito
|
11 comentários:
De Alvaro Faustino a 7 de Outubro de 2006 às 21:37
Olá Ciloca, estou a ver que o teu fim de semana não foi dos melhores, ao contrário do meu que teve o momento alto na passada quinta feira. Convido-te desde já para passar pelo meu canto para que possas ver. Quanto ao tema do teu post, quer-me parecer que vamos criar mais uns tachos e pratos para alguns senhores ditos inteligentes... mas enfim, vamos ver no que dá. Afinal somos nós que pagamos.
De ciloca a 7 de Outubro de 2006 às 22:45
Eu tenho fé que não, temos que começar a acreditar, que alguma coisa vai mudar.
De Praia da Claridade a 8 de Outubro de 2006 às 00:42
"Temos que começar a acreditar, que alguma coisa vai mudar."...
Uma frase que recuperei do comentário mas que também tenho esperança que isso aconteça... e para melhor, claro.
Agradeço a visita ao meu blog e envio os meus votos de um bom domingo e uma boa semana.
Beijinho.
De Andesman a 8 de Outubro de 2006 às 16:34
Espero muito sinceramente, que tudo isto tenha um desenvolvimento correcto e que os resultados se façam sentir daqui a alguns anos; pois é um investimento de médio e longo prazo. Que daqui a uns anitos sejamos um país de gente qualificada e não apenas de mão de obra barata.

Em terras de AJJ, as águas andam um bocado agitadas. O presidente local não gosta de governos centrais fortes. Não gostava dos governos de Cavaco, como não podia com ele juntou-se a ele, e disse na altura, que o governo de Cavaco era o melhor de sempre de Portugal. Quando Cavaco saiu disse cobras e lagartos dele: "Cavaquismo nunca mais!! Esse senhor tinha reservas em relação às autonomias". No governo de Santana Lopes, quando Cavaco escreveu aquele artigo no Expresso onde classificava o governo de "má moeda", AJJ voltou a dizer o piorio de Cavaco, e pediu até a expulsão do sr. Silva do PSD.
Agora parece que vai ser penalizado por exceder o limite de endividamento regional. Guilherme Silva dizia ontem na TV, acerca deste assunto que a penalização entre outras coisas, era ilegal. Dizia GS que não estava previsto na lei qualquer penalização para este incumprimento. Acho muito estranho que uma lei não preveja penalização para quem não a cumprir. Seria uma lei da boa vontade. Quem tivesse boa vontade cumpria, quem não tivesse não cumpria. Ai estes nossos políticos...Ajj, disse há muitos anos sem papas na língua, numa campanha autárquica: "Atenção, que nós (GR) não daremos dinheiro a autarquias que não sejam da nossa confiança." Que o mesmo é dizer: se votarem na oposição e os seus candidatos ganharem as câmaras, eu não lhe dou dinheiro e eles não vos podem fazer obras. Que diria AJJ, se Sócrates por exemplo, em vésperas de eleições regionais, dissesse: atenção que nós não daremos dinheiro a governos regionais que não sejam da nossa confiança? Noutras eleições anos depois, deu publicamente instruções aos presidentes das Câmaras que não se preocupassem muito com a Lei, que fizessem obras, que o povo quer é obras feitas (e ele para inaugurar).
Há anos atrás, quando alguém lhe chamava a atenção que aquilo não passava na Assembleia da República, AJJ, exclamou: "Quero que a AR se f...
Parece que há pessoas que as leis só se cumprem quando lhes interessa.
Guterres (o que mais dinheiro deu à Madeira) pagou cerca de 75% da dívida regional, quando a região já não conseguia pagar o serviço da dívida (juros). De uma assentada Guterres assumiu pagar 110 milhões de contos. E ouve mais pagamentos de importâncias menores. Nas eleições seguintes, em má posição para atacar o Governo Central e o PS Regional, AJJ dirigiu-se aos madeirenses dizendo que era o seu ultimo mandato, que mesmo aqueles que não gostavam dele que desta vez votassem nele, que era a ultima vez. Foi uma artimanha, mentiu!
Há dias na RTP/M, confessou que propusera a Sócrates que se ele não reduzisse as verbas para a Madeira: ele AJJ, se demitiria do governo e não se candidataria mais. Queixava-se, que nem assim eles aceitaram. Só faltava que Sócrates caísse numa dessas!...AJJ, entregaria o governo a um fiel seguidor, continuaria a ser ele a dar as ordens a quem ocupasse o seu lugar. Diria aos madeirenses que se acrificara pela Madeira...que afinal o problema do Governo Central não era o dinheiro, tanto assim, que depois lho deram...que o problema deles era ele...que tinham medo dele...que nunca o tiraram do poder por eleições...E apresentando-se como mártir pela Madeira acelararia a construção da sua estátua.
Tem sido semeados muitos ventos e às vezes os ventos vem tarde, mas vem. Espero muito sinceramente, que tudo isto entre nos eixos e que Sócrates faça justiça, e nunca vingança; que não faça a AJJ, o que este fez sempre a todas as câmaras e juntas de freguesia da oposição. Quem sofre sempre é o povo que eles dizem defender. Termino por aqui. Jocas pa ti
De ciloca a 9 de Outubro de 2006 às 18:04
Grande análise, politico económica. Vou ficar atenta á novela AJJ e companhia , para te suscitar uns comentários como este.lol.lol.
De RM a 9 de Outubro de 2006 às 09:49
Olá Ciloca!!!
Finalmente voltamos!!!
Bem, tal como dizias ao Aalvafaust, temos que acreditar que algo vai mudar!
Mas desde que me conheço como pessoa e com algum juízo, eu acredito que alguma coisa vai mudar, mas a única coisa que realmente vejo mudar é a cor partidária, as promessas também mudam, e depois de vez em quando fartam-se de brincar e vêm uns substituir os outros, antes do tempo, trocas e baldrocas, é isto que vejo!!!
Mas pronto, sempre me disseram que a esperança é a última a morrer!! Veremos!!
De soaresesilva a 10 de Outubro de 2006 às 15:25
Portugal sempre foi um País de homens de letras. È preciso que se torne num País de gente da Ciência.
De castor a 11 de Outubro de 2006 às 02:54
Apoio o MIT e todos os MIT´s que se criarem se melhorarem as condições de investigação dos n/ investigadores, se fomentarem a criação de bolsas para jovens sem apoios e ise nternacionalizarem e projectarem o ensino e a investigação portuguesa lá fora. Somos tão bons ou melhores do que "eles". Só precisamos de uma boa oportunidade para o provar. Tenho dito (ah, é verdade, a minhoca tambem é da minha opinião mas essa é mais cautelosa...ver para crer ehe ehe ehe)
De jo a 11 de Outubro de 2006 às 20:47
Bem precisamos de avançar cientificamente, para que a futurologia de que falas no ecos se venha a concretizar. Bjs
De soaresesilva a 11 de Outubro de 2006 às 22:38
Gostei do comentário que deixaste no meu blog! Com que então grandes viagens ao estrangeiro quando nos reformarmos????? Estou já a ver os folhetos turísticos para escolher o país a visitar!!!!
De padeiradealjubarrota a 15 de Outubro de 2006 às 14:17
Assim seja! Então diremos Aleluia!... Ou Eureka!

Comentar post

.mais sobre mim
.pesquisar
 
.Maio 2012
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31
.posts recentes

. ...

. Dos Deolinda "Que parva q...

. Regressei um ano depois

. contra a execução de Saki...

. ...

. ...

. A Cidade vai sentir estas...

. Finalmente,

. ...

. ...

.arquivos

. Maio 2012

. Fevereiro 2011

. Agosto 2010

. Fevereiro 2010

. Setembro 2009

. Agosto 2009

. Julho 2009

. Junho 2009

. Maio 2009

. Abril 2009

. Março 2009

. Janeiro 2009

. Dezembro 2008

. Novembro 2008

. Outubro 2008

. Setembro 2008

. Agosto 2008

. Julho 2008

. Junho 2008

. Maio 2008

. Abril 2008

. Março 2008

. Fevereiro 2008

. Janeiro 2008

. Dezembro 2007

. Novembro 2007

. Outubro 2007

. Setembro 2007

. Agosto 2007

. Julho 2007

. Maio 2007

. Abril 2007

. Março 2007

. Fevereiro 2007

. Janeiro 2007

. Dezembro 2006

. Novembro 2006

. Outubro 2006

. Setembro 2006

. Agosto 2006

. Julho 2006

. Junho 2006

. Maio 2006

. Abril 2006

. Março 2006

. Fevereiro 2006

. Janeiro 2006

.favoritos

. ????????...

.links
blogs SAPO
.subscrever feeds